"I Congresso Internacional Interuniversitário sobre a Pobreza no Mundo: impactos sobre o desenvolvimento da infância de adolescência”.13 e 14 de outubro 2016, na Universidade Federal de São Paulo Brasil

Jue, 10/13/2016 - Vie, 10/14/2016

http://www.cipinfancia-brasil.org/    

O Conselho Independente de Proteção da Infância (CIPI) e a Associação Infância, Cultura e Educação (AICE) e, no Brasil, a UNIFESP – Universidade Federal do Estado de São Paulo, celebrando a turnê do primeiro modelo de congresso itinerante pela Infância, apresentam o: Congresso Internacional e Interuniversitário contra a Pobreza Infantil no mundo, que durante um ano percorrerá mais de 30 Universidades espanholas, uma Universidade de Portugal, uma Universidade do Marrocos, Colômbia, passando pela UNIFESP, no Brasil e finalizará sua trajetória apresentando as conclusões no VII Congresso Mundial pelos  direitos da Infância e da Adolescência, que ocorrerá ao final de 2016, em Assunção (Paraguai).

 No Brasil, a primeira ação do Conselho é colocar em diálogo diferentes setores sociais, inspirando e refletindo sobre o fazer social, em prol da infância por meio da Educação. Para tanto, trazer este Congresso Internacional era indispensável.

 Após este congresso, escolheremos entre os candidatos quem serão os nossos conselheiros e formaremos a vertente brasileira deste conselho. Uma vez  formado, apoiaremos as instituições já constituídas por meio da difusão do material produzido na turnê, palestras e formação de educadores.

 Posteriormente, estabeleceremos nossa sede própria brasileira para a partir dela fortalecer os vínculos entre os diferentes setores e trabalhar para a erradicação de qualquer tipo de pobreza infantil, como já fazemos na Europa e na África.


O QUE FAZEMOS?

Missão do Congresso Internacional e Interuniversitário Contra a Pobreza Infantil

 Depois da celebração do Congresso Internacional da Infância em contextos de risco, comemorativo do XXV Aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, na Universidade de Huelva, em novembro de 2014, e do Seminário “A infância, um bem comunitário e patrimônio da humanidade” celebrado na Universidade Autônoma de Madri, em janeiro de 2015, damos continuidade com este Congresso, que constitui uma grande aposta de múltiplas entidades sociais e acadêmicas para apresentar propostas práticas e de políticas sociais que contribuam para reduzir a pobreza infantil no mundo.

 Com este evento, queremos inspirar a que a sociedade transforme sua realidade, entendendo que todos somos responsáveis por esta transformação e devemos contribuir, de alguma forma, com ela, sempre somando esforços.

PARA QUEM O FAZEMOS?

Crianças, adolescentes, jovens, educadores sociais, educadores, trabalhadores sociais, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, jornalistas, médicos, enfermeiros, policiais, advogados, juízes, membros de ONGs, docentes e pesquisadores universitários, estudantes, pais, mães e demais pessoas interessadas em transformar a sociedade em prol da infância, por meio da educação.